sexta-feira, 11 de abril de 2008

Produtor de "Resident Evil 5" explica cenário africano

Veja esta imagem.
A um tempo atrás, houve uma grande polêmica sobre o novo jogo da franquia da Capcom, Resident Evil 5. Quando o primeiro trailer foi lançado na internet, foi alvo de muitas críticas por apresentar cenas de um homem branco atirando em vários outros homens (que seriam zumbis) negros, na Africa. O tempo passou, e quando todos pensavam que o assunto tinha acabado, ele voltou a tona.

N'Gai Croal, editor da publicação Newsweek, criticou o trailer apresentado na E3 de 2007 em uma recente entrevista ao blog MTV Multiplayer, declarando: "Uau, certamente nenhum negro trabalhou nesse jogo". "É como quando você encaixa aquele tipo de ficção você tem que ser cuidadoso com ela. Seria como dizer que você iria fazer algum tipo de filme de zumbi que parecia ser um cenário na Europa na década de 1940 com pessoas miseráveis, definhadas com aparência judaica", compara. "Se você vier com essa imagem, as pessoas vão dizer, 'Você está maluco?' Bem, é isso que parece para mim. Essa imagem tem uma história. Tem uma história e você não pode simular de outra forma", analisa. "O ponto não é que você não possa ter zumbis negros. Havia bastante imagens naquele trailer que foi semelhante à clássica imagem racista", disse Croal. "Mas o que eu estou dizendo é que se eu fosse a Capcom, não teria liberado esse trailer. Eu teria dito, 'Quer saber, isso tem uma tremenda capacidade de ser mal interpretado, e nós queremos dar o sinal de que isso não é o que você pode pensar que seja' - e eles não fizeram isso".

Em uma entrevista, Jun Takeuchi, produtor do game, explicou o porque do jogo se passar na Africa: "Nós partimos do fato que realmente queríamos mostrar as origens do vírus. Então para o cenário, nós pensamos, que tal o lugar onde a humanidade nasceu?", declarou Takeuchi. "Bem, eu não sou um cientista, então eu não sei como as coisas poderão mudar no futuro, mas nós pensamos em usar a África, que é chamada hoje de local do nascimento da humanidade, como modelo", afirma.

Na minha opinião, acho que não existe um motivo para a Capcom, uma das maiores empresas de jogos de todos os tempos, produzir um jogo racista de um homem matando negros a toa. Bom, a cronologia do jogo diz que o cara vai pra Africa investigar um virus, e queriam que encontrassem o que na Africa? Loiros dos olhos azuis? Eu acho que muita gente exagera nesses quesitos, mania de ver racismo em qualquer canto; principalmente essas organizações anti-racistas (que foram os primeiros a denunciar o trailer do jogo).

Nenhum comentário: